Literatura africana no Brasil
Literatura africana no Brasil.
Só recentemente começamos a falar em uma literatura afro-brasileira. Esse tipo de literatura deve ter como tema a realidade da pessoa negra. Além disso, deve ser produzida por pessoa afrodescendente que mostre a cultura e a linguagem afro-brasileiras, e ser direcionada a um público afro-brasileiro. No final da década de 1930, autores de Cabo Verde manifestavam a influência de autores modernistas brasileiros na literatura do país. Mais tarde, essa influência também foi notada em Angola e Moçambique. No entanto, ainda não se percebe o movimento oposto, ou seja, a influência de autores africanos na literatura brasileira. Apesar disso, a cultura africana está inevitavelmente em nossa literatura, já que o Brasil herdou muitos elementos dessa cultura.
algumas obras da literatura afro-brasileira são:
Importância da literatura africana.
Como a literatura de qualquer outro país ou continente, a literatura africana também tem a função de refletir sobre a cultura e a história de seu povo, e fazer um resgate da história de seus antepassados, de forma a fortalecer uma tradição, a qual reflete a identidade de uma nação.
Os países africanos de língua portuguesa possuem uma literatura que transcende as fronteiras. Isso porque países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe compartilham histórias muito semelhantes, mas também uma língua, a portuguesa.
Nesse sentido, o diálogo se amplia com outros continentes, isto é, Europa e América do Sul, já que a literatura de Portugal e do Brasil também são produzidas em língua portuguesa. Desse modo, essas literaturas exercem influência umas sobre as outras e compõem algo maior, pois fazem parte da literatura em língua portuguesa.
Comentários
Enviar um comentário